Pages

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Como criar seu Mangá - Materiais

Materiais Para vc criar seu Mangá !


MATERIAIS DE DESENHO
Você não pode desenhar se não tiver os materiais próprios. Aqui nós veremos alguns materiais básicos  necessários e opcionais que você pode experimentar ou comprar de vez.
Os básicos necessários.
1) Lápis
Todo mundo precisa de um lápis pra começar a desenhar. A maioria das pessoas gostam do #2 ou HB. É o padrão e é acessível.
Lápis artísticos são classificados com base no chumbo usado. B se refere à chumbo leve e tende a borrar com facilidade, enquanto H se refere a chumbo pesado. Lápis H são mais difíceis de borrar mas marcam o papel mais facilmente.
Esses tipos de lápis são opcionais e vão até o #5, significando o tipo de leveza/dureza do chumbo.
Outra opção pro lápis comum, é a lapiseira (em alguns lugares conhecida como grafite) que te poupa de estar apontando o lápis constantemente porque você apenas troca a ponta. Se você desenhar muito, é melhor conseguir uma lapiseira com borrachinhas. Se você não conseguir uma, você pode comprar as borrachinhas separadamente.
Para vocês que usam lápis normais, você pode aumentar a duração do seu lápis usando um extensor de lápis que tende a ser metálico. Conecte e aperte até o final do só lápis e já tá bom.
2) Papel 8.5″x11″
O papel com melhor custo-benefício é o A4 que você usa na sua impressora. Uma resma com 500 papéis, custa em torno de $3-4 cada (nos E.UA.). Por esse preço, você pode conseguir apenas um caderno de desenho com cerca de 30 páginas +/-. Se você estiver apertado no orçamento, use o papel da impressora, mas eu te recomendaria, conseguir cadernos de desenho e de rabiscos.
O papel neles são mais grossos e lidam melhor com a borracha do que o A4. Sem mencionar que se você gosta de colorir seus desenhos com marcadores e etc, o papel não vai deformar nem dobrar.
Cadernos de desenho e rabiscos vêm em vários tamanhos. Escolha um que satisfaça seus gostos (exemplo: que seja bom com marcadores, o tamanho bom pra transportar, etc):
9″x12″
10″x15″
3) Régua de 30cm 
Régua comum. Você vai precisar dela pra desenhar coisas – especialmente prédios e coisas com bordas retas.
E também é muito útil pra colocar linhas de perspectiva.
4) Espaço de trabalho 
Pra poder trabalhar bem, você precisa de um lugar pra desenhar suas coisas. O melhor é desenhar numa mesa mas levando tudo em conta, espaço plano é tudo o que você precisa. Algumas pessoas compram mesas próprias para artistas que se inclinam e podem ter recursos a mais como pregadores e etc. Se você estiver apertado no orçamento e no espaço, uma mesa comum pra computador vai servir muito bem
5) Borracha 
Você não consegue desenhar sem uma borracha pra corrigir seus erros. A borracha mais conhecida é aquela rosa (também conhecida como Pink Pearl) mas a melhor borracha é a branca. Quando você usa a rosa, ela costuma deixar uma marca rosa especialmente se você gostar de esfregar bem forte no papel. Evite esse rastro rosa usando a borracha branca.
Por ser mais fácil de usar, algumas pessoas usam a borracha de clique. Tipo a lapiseira, a borracha pode ser recarregada assim que acaba. Outras borrachas são tipo “massa” que você aperta sobre a parte que quer apagar e então retira a borracha, limpando a área.
Materiais pra Mangá: Começando
1) Canetas técnicas (veja a imagem)
Existem várias canetas de “tinta” e a maioria delas é como uma caneta mesmo (já vem com um tubo dentro e é igual a usar uma caneta comum). Use você uma recarregável ou não, todas elas vem com as pontas de tamanhos diferentes.
A ponta é o que determina a grossura da linha que é desenhada. Os tamanhos incluem: 0.1, 0.5, 1.0, 2.0, etc.
2) Light Box 
A light box é uma ferramenta útil pra se ter quando você precisa refazer uma imagem. Ela vem a calhar quando se faz mangá, pin-ups, desenhos de roupas, e até se você estiver envolvido com animação. Light boxes podem ser compradas numa loja por R$20 dependendo do seu tamanho (nos EUA).
3) Gabaritos (Exemplo)
Modelos vêm em vários formatos e tamanhos. Os mais úteis são os de formas e curvas. Modelos de formas têm formas pré-cortadas como círculos  ovais, quadrados, diamantes, e retângulos. Em vez de perder seu tempo em medir e aperfeiçoar essas formas, o modelo te economiza tempo e esforço. O outro modelo útil pra se ter são os de curva que são usados pra se fazer movimento e linhas de ação.
Você pode conseguir outros modelos como de letras e outro contornos bem legais, mas os modelos de curvas e formas são os mais importantes pra se ter em mãos.
4) Compasso (imagem)
Se você não conseguir um modelo com formas pre-definidas, a melhor coisa pra se usar em seguida é um compasso. Ele vai ajudar quando você estiver fazendo linhas de movimento como arcos e formas redondas maiores. Existem dois tipos de compassos:
a) com uma ponta numa extremidade e um espaço pro lápis na outra
b) com dois espaços pra se colocar lápis nas duas extremidades
O compasso A é mais fácil de se usar do que o compasso B. Qualquer um vai funcionar bem, então não precisa se preocupar se você não conseguir o compasso B. Se você preferir não gostar dinheiro num compasso, você pode usar uma tachinha e um cordão pra fazer seus arcos e círculos.
5) Lápis azul 
Você provavelmente já viu o trabalho de um profissional com algumas linhas azuis (desse modo). Se você não sabia, aquilo é o que é chamado de azul não-fotográfico. Não é qualquer azul que vai funcionar – tem que ser especificamente o não-fotográfico. Os artistas usam esse lápis especial particularmente quando estão fazendo esboços e linhas ásperas. Depois é que eles então preenchem o desenho com a tinta preta permanente. Quando o trabalho é copiado ou impresso, as linhas azuis não aparecem mas as pretas sim.
Mas seja cuidadoso! Se você riscar forte demais, vai aparecer no produto final. O segredo é não desenhar com muita força. É também mais fácil apagar linhas desenhadas levemente. Isso é muito útil pra vocês que se interessam por animação.
6) Régua dobrável (imagem)
A régua dobrável é um pedaço de material flexível que você pode dobrar em quase qualquer formato de curva que queira. Se o compasso e o modelo não conseguem, então essa belezinha consegue. É muito útil para aquelas linhas estranhas e cheias de curvas que tomam muito trabalho com um modelo ou no compasso. Você pode economizar materiais não comprando isso mas como sempre, seu tempo é a troca equivalente.
7) Régua em T (imagem)
A régua em T é uma régua grande com um ângulo de 90º numa extremidade. É primariamente usada naqueles ângulos do plano de fundo. Agora que você começou como um artista mangá, isso vai ajudar muito em todos os planos de fundo que você vai desenhar. Se você ainda não está nos planos de fundo ainda, pare de evitá-los e comece a praticar. Aprenda a desenhar os planos de fundo com ela e ela tornará as coisas mais fáceis pra você… ou você prefere ficar medindo coisas o tempo todo? Você pode fazê-los sem a régua, mas vai sugar um bom tempo seu.
 Régua de 45 centímetros 
Ela vai ajudar com aqueles papéis maiores que 30 centímetros – e quando você começar a trabalhar com papéis de apresentação pro seu mangá, as especificações tendem a ser acima de 30cm.
Ao invés de usar uma régua de 30cm pra medir seu material, uma de 45cm vai fazer todo o trabalho sem aquela trabalheira extra.
9) Papel Doujinshi 
Quando você está começando, papel doujinshi ou papel “fan-made” é o caminho.
O papel doujinshi é pré-lineado e numerado o que torna mais fácil desenhar linhas e o quadrinho. Se estiver com pouco dinheiro  você pode usar papel comum e desenhas as linhas você mesmo. Se você não tiver muito tempo, invista esse dinheiro e consiga o papel doujinshi. Desenhar o layout de um mangá consome muito tempo!
Materiais pra Mangá: Avançado
1) Pincéis 
Os pincéis são usados principalmente para aplicar corretor líquido. Você pode usar também para pintar grandes áreas de preto. Os pincéis finos são melhores de se usar, pois podem ser usados tanto em áreas apertadas quanto em áreas maiores.
2) Retículas (exemplo)
Tons são usados para adicionar profundidade e interesse no mangá. Os estilos variam desde pontos, linhas, cruzes, e coisas como plumas. Você pode achar folhas com tons já feitos ou você pode usar tons digitalmente. Se você não conseguir achar na internet, você também pode fazer seus próprios tons.
3) Papel manuscrito 
Diferente do papel doujinshi, esse é o verdadeiro papel usado pelos profissionais quando publicam o trabalho. Papel manuscrito japonês tende a ser menor comparado ao papel manuscrito de quadrinhos que mede em volta de 11×15. Quando enviar seu material pros publicadores, verifique as especificações deles pra usar o papel adequado.
4) Prancha de corte
Uma prancha de corte é usada pra proteger seu espaço de trabalho (ex. sua mesa) do estilete. É geralmente uma peça de plástico, mas se você achar algo que funcione bem, use-o.
5) Estilete (imagem)
A melhor razão pra se usar seu estilete é pra fazer os tons. Cortar e arranhar o papel pra fazer os efeitos. Porém, você não precisa dele se não for fazer tons palpáveis.
6) Cimento pra papel (veja imagem)
O cimento pra papel é tipo uma cola e é usado para um motivo: fixar os tons no seu mangá. É muito grudento então tenha cuidado ao manusear com o seu mangá. Se você colar algo acidentalmente, boa sorte pra tirar.
7) Corretor líquido (corretivo)
O corretivo geralmente vem em garrafinhas ou em formato de canetas. O que os mangakás usam, geralmente vêm numa garrafinha com a boca larga pra mergulhar o pincel.
8) Tinta (imagem)
Tinta é o que você precisa se for usar a velha caneta bico de pena. Ela vem em potes pequenos e grandes. Eu sugiro usar o pote pequeno e ir enchendo com o grande.
A melhor tinta é aquela à prova d'água e à prova de tempo. À prova d'água pra não borrar se molhar, e à prova de tempo pra não perder a tonalidade ao longo dos anos.
9) Canetas bico de pena (imagem)
Essas são as canetas tradicionais que usam penas. Como as de caligrafia, a ponta determina a grossura da linha. Existe todo tipo de pontas e fabricantes. Ache a melhor pra você e lembre-se de limpá-la depois de cada uso. Em seguida seque para que dure mais e não comece a enferrujar.
Materiais Adicionais
Estes são materiais opcionais que você pode usar se você estiver interessado em fazer pin-ups, capas e outras coisas úteis para ter.
1) Esfuminho (imagem)
Esfuminhos são papéis enrolados em espiral. É usado pra misturar os lápis e criar um efeito suave de transição entre preto e branco. É uma ferramenta estilosa de se ter se você gosta de fazer imagens em preto e branco.
2) Lápis de cor
Lápis de cor são um dos materiais com melhores custo-benefício pra ter se você quer colorir seus desenhos. A maioria dos lápis de cor tem o chumbo grosso, mas também existem mais suaves. Eu descobri que as cores mais vibrantes são feitos pela marca Prismacolor. Eles são um pouco mais caros que as outras marcas mas os resultados são fantásticos.
3) Aquarela, lápis aquarela (imagem)
Aquarela é uma boa alternativa pra tintas a base de óleo e acrílico. Aquarelas vêm em tubos, em paletas e em formato de lápis. As aquarelas com as melhores cores são da marca Prang. Outras marcas tendem a se tornar muito escuras ou claras demais.
4) Acrílico (imagem)
Se você quer pintar telas, acrílico é a melhor maneira de começar. Ventilação não é necessária, ao contrário de tintas a base de óleo.
5) Tinta a base de óleo (imagem)
Tinta a base de óleo é um dos métodos tradicionais de pintar telas. Se você quiser usá-la certifique-se de estar numa área ventilada – o odor da tinta faz mal à saúde.
6) Pastéis (imagem)
Se você estiver indeciso com o que usar pra colorir seus desenhos, use os pastéis. São fáceis de conseguir e você provavelmente já os tem. Eles são como os lápis de cor suaves.
7) Marcadores
Existem dois tipos de marcadores : ácidos e a base de óleo.
8) Aerógrafo (imagem)
Aerógrafos criam um efeito diferente dos outros materiais por causa do seu spray. Além do papel, aerógrafos podem ser usados em outras coisas, como camisetas.
9) Bonecos articulados (imagem)
São aqueles modelos de bonecos de madeira que você acha nas lojas de arte. Eles ajudam a entender algumas poses que você tem dificuldade em desenhar ou entender. É mais útil do que ter uma pessoa posando pra você e você não pode posar para si mesmo.
Existem três tipos de bonecos: masculinos, femininos e sem gênero específico. O sem gênero específico é o mais versátil dos três e oferece uma figura básica entre os dois sexos.
10) Cartela de cores (imagem)
Se você realmente quer colorir seus desenhos, uma cartela de cores é muito útil quando você quer fazer uma cor específica. Ela ajuda a manter as cores consistentes se você misturá-las em vez de comprar a cor em particular.
11) Pasta Portfólio (imagem)
Uma pasta portfólio é basicamente uma pasta grande onde você armazena e carrega seus desenhos. As típicas são feitas de papel e têm um cordão pra fechar a pasta. As mais modernas são feitas de plástico e usam velcro pra fechar. Alguma até têm uma alça em cima pra carregar mais fácil.
Materiais relacionados à informática
1) Photoshop, Corel Draw, GIMP ou algum software gráfico parecido
Se você quer fazer desenhos gráficos adequadamente, você precisa de um software com capacidade de lidar com camadas.
Camadas te permitem trabalhar com certas partes do desenho uma de cada vez sem afetar outras áreas. Use o programa que funcionar melhor pra você, seja o Photoshop, Corel, PaintShop Pro, etc.
Existem artistas por aí que usam vários programas e até programas de edição de fotos por causa de alguns efeitos de filtros que eles possuem. A maioria dos programas tem um período para que você teste, procure e teste todos eles!
2) Tablet
Se você desenha graficamente numa base regular e está perto de pegar uma Síndrome do túnel carpal (Veja no wikipédia), está na hora de comprar uma Tablet. Se seu orçamento estiver apertado, você pode conseguir tablets por menos de $100 mas se você não tiver limites, os preços vão além de $8000.
As mais baratas são da série Wacom’s Graphire que são ótimas para começar.
3) CG Illust
Esse programa é especialmente para arte gráfica e artistas de mangá. Criado no Japão, ele tem ótimas funções, como os outros mencionados acima.
Ele também inclui alguns tutoriais de arte gráfica de vários artistas.

Gostaram ? Entam comentem  !!

9 comentários:

  1. muito bom cara, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Que cara mané esse segundo anônimo. Se não gostou não precisa chamar de lixo. Ei cara, muito bom seu blog, legal mesmo.

    ResponderExcluir
  3. verdade verdade!! muito bom mesmo *u*

    ResponderExcluir
  4. Valeu pelas dicas ajudou muito , valeu cara

    ResponderExcluir
  5. Essas caneta Bico de pena, queria saber quais são mais recomendáveis. No anime Bakuman eles usavam o G se ñ me engano...

    ResponderExcluir
  6. isso mi ajudou muito valeu brol

    ResponderExcluir

Não usar palavras ofensivas !

Veja Também :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...